sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Informe-se antes das Críticas








- Mas peixe você come, não come?

- Não, não como.
- Nossa, mas frango pode, não pode? 


-Aff, Vegetariano? Isso pra mim é frescura
- É coisa de boiola.Etc...

(Existem outros, que satirizam o vegetarianismo, e as criticas que nós vegetarianos fazemos, contra o consumo de carne. Como esta:
Mas, nitidamente, não existe um real fundamento, é mais uma tentativa de provocação aos vegetarianos, a qual eu combato com uma simples resposta." Sim os vegetais, são seres vivos, porém eles não possuem algo que nós animais "racionais" e os irracionais, possuímos. Se chama  Sistema Nervoso, isso impede que os vegetais sintam qualquer tipo de sofrimento." Sem mais.)



 É muito comum ouvir isso, quando digo que sou um vegetariano, as pessoas pensam que somos "naturebas", que só comemos coisas saudáveis, bem, em tese não esta errado, mas existem diversos tipos de vegetarianos. Existem também os que dizem, -Há, mas você é vegetariano? e é gordo desse jeito? Talvez não exatamente com essas palavras, mas sempre com significados semelhantes.
O fato é que sendo contra ou não, esses pensamentos ou atitudes, resultam em nada mais nada menos que o famoso Pré-Conceito.
É muito importante que antes de citar, ou falar, qualquer coisa sobre um vegetariano, ou em diferentes outros tipos de situação ou espécie de assunto, sendo a favor ou contra, é preciso o minimo de conhecimento do que se fala.

Por isso quando vi esse artigo em um blog achei muito importante repassa-lo aqui no Terceiro Mundo.
Tanto para as pessoas que não sabem nada sobre quem somos, quanto para as que desejam  iniciar uma nova filosofia de vida. Sem mais delongas...


VEGETARIANISMO - Conceito e Tipos


É considerada vegetariana a pessoa que elimina de seu cardápio oconsumo de todo tipo de carne (boi, frango, peixe, frutos do mar). Os motivos que levam uma pessoa a adotar uma dieta vegetariana são diversos. Entre eles estão: saúde, meio ambiente, compaixão pelos animais e religião. Existem várias formas de vegetarianismo, classificadas de acordo com o grau de restrição de alimentos:

Ovo-Lacto-Vegetarianos - Consomem ovos, leite e derivados. É a forma mais comum de vegetarianismo.

Lacto-Vegetarianos - Consomem leite e derivados. Não consomem ovos. Geralmente relacionados com filosofias indianas. Esta é a característica alimentar da maioria da população indiana.

Vegans ou Vegetarianos Puros - Não consomem nenhum produto de origem animal, inclusive ovos, leite e derivados, gelatina e mel. Os vegans vão ainda além da questão alimentar, abstendo-se também do consumo de lã, couro e cosméticos que contenham derivados animais ou que tenham sido testados em animais. É a forma mais completa e mais rara de vegetarianismo, apesar do número de adeptos estar crescendo ultimamente.
Dr. George Guimarães, nutricionista.
        


"Por Fim, é  importante ressaltar, que vegetarianismo não acaba se limitando a essas classificações, como toda filosofia, ou doutrina de vida, existem suas derivações. Ou seja  a diversos tipos de vegetarianos, como exemplo, estou na classificação  dos ovo-lacto-vegetarianos, mas não me alimento de coisas como gelatinas e etc, caracterisca contida na atitude Vegan."

Espero que  isso tem  sido util de alguma forma para os leitores, afinal informação é tudo .









Nenhum comentário:

Postar um comentário